sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Entendendo o universo Cloverfield

O Primeiro filme da saga Cloverfield em 2008 não teve um bom impacto no cenário blockbuster, mas deixou uma base fiel de fãs. Rua Coverfield 10, veio oito anos depois e dessa vez bateu o carimbo da franquia com um bom trhiller científico, mas deixou mais perguntas que respotas. O Paradoxo Cloverfield caiu de surpresa na cara dos fãs, e finalmente traz interconexões entre os longas. Mas joga mais peças ainda no quebra-cabeça. Respire fundo e junte as pistas logo a seguir ⬇⬇:

Resultado de imagem para cloverfield monster


A seguir, SPOILERS dos filmes, veja com cuidado.

Cloverfield, Monstro (2008):
O pontapé inicial não revela muita coisa. As únicas pistas do filme são detalhes do Monstro.
-PEIXE FORA D'ÁGUA: Sabe-se Que o "Clover" surgiu do oceano. De alguma forma é um bicho marinho.

-DEVIA TER USADO SCABIN: Clover possui em seu corpo parasitas gigantes cuja mordida faz com que o corpo dos humanos infectados exploda algumas horas depois do contágio. Claramente não parece ser uma criatura terrestre

-QUERIDA, ESTIQUEI O BEBÊ: J.J Abrams revelou em uma entrevista que a criatuara vista no filme é "apenas" um bebê irritado. Ninguém acreditou de fato até assistir o final de O Paradoxo Cloverfield.

Veja também o review de Godzilla: Planeta dos Monstros

Rua Cloverfield, 10 (2016):
A sequência deixa mais perguntas que respostas, mas traz alguma luz sobre o que diabos está acontecendo na Terra. 

-PARA AS COLINAS! Agora se sabe que a Terra está sendo invadida por um exército alienígena.

-THE WINTER MONSTER IS COMMING Howard Stambler sabia que alguma coisa estava vindo. Ele pediu a Emmet que construísse o abrigo com antecedência.

-AGROTÓXICOS: As criaturas gigantescas em forma de nave espacial despejam uma estranha fumaça que parece ter como propósito exterminar os humanos. Em determinado momento, uma mulher aparentemente infectada surge pedindo para entrar no abrigo. A mulher apresenta sintomas de algum tipo de mutação nos tecidos do corpo.


O Paradoxo Coverfield (2018):
Finalmente algumas coisas começam a se encaixar. 

-FOI SEM QUERER QUERENDO: Os bichos não vieram do espaço. Ao que tudo indica, experiências com um novo acelerador de partículas usado para salvar a Terra de uma crise energética causaram uma ruptura no espaço tempo que trouxe toda a bicharada para a Terra. Foram os humanos que abriram a porta.

-MAIS HALF LIFE NA HISTÓRIA: Experiências com partículas subatômicas levam o protagonista para outra dimensão, e, quando ele volta, descobre que trouxe os problemas junto com ele. Isso lembra alguma coisa.

-QUEM AVISA, AMIGO É: Em determinada parte do filme, um homem alerta sobre os riscos de se usar o Shepard. Ele diz numa entrevista que o aparelho iria romper o espaço tempo e trazer monstros e demônios para a nossa realidade. Quem é esse homem? Mark Stambler. Sim, ao que todo indica, ele é irmão do Howard Stambler do segundo filme. Isso explica  porquê Howard se preparara com antecedência para a invasão. Ele sabia o que estava por vir.

-CRISE NAS INFINITAS TERRAS: Mark Stambler alerta que as consequências do Shepard iriam afetar todo o espaço tempo. Isso abre um leque para infinitas possibilidades. É possível inclusive, que cada filme se passe em uma realidade diferente. Todas afetadas pelo que ocorreu na realidade original de O Paradoxo cloverfield. O Cloververso pode muito bem ser um multiverso!!

-EU ESTAVA LÁ O TEMPO TODO, SÓ VOCÊ NÃO VIU: Lembra-se da jornalista que entrevista Mark Stambler? Ela se chama Leslie e é ela a mulher infectada que surge em Rua Coverfield,10  pedindo para entrar no abrigo de Howard. 

-ACHOU QUE QUE ERA BRINCADEIRA? Abrams não estava brincando. Ao final do filme pode-se ver um supreme mother f*@$ Clover-monstro tão estupidamente grande, que sua cabeça ultrapassa a altura das nuvens. O que realmente faz do Clover do primeiro filme um mísero bebê.




Leslie, a pessoa  entrevistando o cientista que adverte sobre os perigos do Shepard é a mesma mulher que aparece no segundo filme querendo entrar no abrigo. E o cientista entrevistado é Mark Stambler, possivelmente um irmão ou parente próximo de Howard Stambler, que a impede de entrar no abrigo também no segundo filme


DEDUÇÕES LÓGICAS: 
-As estações espaciais das dua dimensões estão interconectadas. É o que dá a entender quando o compartimento da Estação Cloverfield da realidade 1 começa a se encher de água. Momentos antes, Mina revela que a estação da realidade 2 caiu na Terra e afunfou no mar.

-A tripulação da realidade 2 pode não ter morrido. Pelo menos não imediatamente. Quando Mundy perde seu braço no lapso entre as dimensões, outro idêntico surge (se movendo indepentemente) e escreve em um papel a dica sobre onde contrar o giroscópio (e as minhocas) que se perderam dentro da estação. Seria uma aviso vindo do Mundy da realidade 2, preso na estação que caiu no mar?

-Existem dois Cover-monstros. Isso é fácil de se observar, já que o novo Clover é dezenas de vezes maior que o do primeiro filme. Se ele cresceu tanto nesse intervalo de tempo, no segundo filme já deveria está viajando o sistema solar dando um passo em cada planeta.

-A terra pode ter sido invadida por criaturas de várias realidades diferentes: Nada garante que as criaturas em forma de nave e os Clovers, ou mesmo o "Giginox" do segundo filme venham do mesmo lugar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário